
A maquete eletrônica é um avanço tecnológico da era digital aplicada diretamente na construção civil. Ela oferece vantagens para construtores, arquitetos, engenheiros, designers e clientes. Neste artigo, você vai descobrir 4 motivos para criar uma maquete eletrônica virtual.
O que é maquete eletrônica?
Você provavelmente conhece o ditado “uma imagem vale mais que mil palavras”. Este é o principal objetivo da maquete eletrônica: transformar palavras em imagens.
Caso você seja arquiteto ou engenheiro civil e o cliente chega e diz para você: “Eu quero uma casa assim, com cômodos virados para lá, e os ambientes internos desse jeito, etc.” Se você simplesmente falar que entendeu, ele não vai confiar nem um pouco em você. Afinal, como você é capaz de entender tantos detalhes apenas escrevendo?
Saiba que o cliente tem uma imagem mental definida. Ele converte essa imagem em palavras e transmite a você, esperando que a descrição textual se transforme na mesma imagem inicial, só que na sua mente. Essa transição é muitas vezes complicada e, para atingir o resultado final, constantes ajustes são necessários.
Por isso o cliente pede um esboço visual para certificar-se que o desejo dele foi plenamente entendido. É neste exato momento que a maquete eletrônica exerce a sua principal função.
Com ela, as imagens virtuais trazem uma visão realista do imóvel. O ultrarrealismo gráfico é incrível, às vezes sendo difícil diferenciar de uma foto. Além desta visualização estática, as maquetes eletrônicas permitem criar um tour virtual, onde uma sequência de imagens é anexada até formar um vídeo e também um tour 360º, que permite interagir com o ambiente como se estivesse dentro dele. Este tour pode ser feito visualmente pelo computador ou em óculos 3D de realidade virtual.


Por que todo projeto deveria ter uma maquete eletrônica?
A realidade virtual oferecida pela maquete é uma nova tendência no mercado. Os argumentos favoráveis à sua utilização são muitos. A seguir, vou listar apenas 4 deles.
Facilita a comunicação com o cliente e o entendimento do projeto
Essa vantagem já ficou subentendida no tópico anterior. Ao ter uma maquete eletrônica, fica muito mais fácil mostrar ao cliente se o projeto está de acordo com o que ele espera. Assim, ele mesmo pode verificar novamente a descrição que fez do imóvel e fazer alterações conforme achar necessário.
Além disso, na construção civil, a empresa que executa a obra talvez não seja a mesma que elaborou o projeto da planta. Pense em qual modelo seria mais fácil de entender: uma planta 2D estática ou uma 3D virtual e dinâmica? Acredito que você sabe responder corretamente essa pergunta.
Reduz o custo dos materiais e a necessidade de retrabalhos
Todos sabemos que o preço pago pelos materiais de construção são muito importantes em uma obra. Com a maquete eletrônica, é possível prever com boa exatidão a quantidade de material necessário para a construção. Isso permite comprar tudo de uma única vez grandes lotes de tijolos, argamassa, cimentos, etc. e negociar um bom desconto.
Outra vantagem é reduzir os retrabalhos. Construir é muito melhor do que destruir, pois o preço pago pelos materiais e a mão-de-obra precisarão ser desfeitos. Assim, os riscos de um projeto mal executado por um profissional que não entendeu o que precisava ser feito é reduzido. Isso inclui qualquer fase do projeto, desde a construção de paredes até os acabamentos finais, incluindo instalações hidráulicas e elétricas.
Simplifica as mudanças no projeto e acelera os prazos
Antigamente, as maquetes físicas consistiam em uma grande mesa com vários blocos montados, semelhante a um lego. Modificar estas estruturas eram trabalhosos. O mesmo pode-se dizer com as plantas baixa de duas ou três dimensões impressas em papel.
No caso das maquetes eletrônicas, as mudanças estruturais são muito fáceis de serem alteradas. Os softwares permitem uma infinidade de modificações no projeto com poucos cliques. Com este benefício, é possível oferecer agilidade na execução do projeto, visto que as etapas de planejamento são mais rápidas também.
Cria um portfólio de apresentação de vendas
Os projetos em maquete eletrônica são excelentes ferramentas de divulgação de trabalho. Com estes recursos visuais, muita saliva do vendedor é poupada, visto que os clientes receberão um impacto maior através das imagens.
Os projetos prontos ajudam a alcançar novas demandas de clientes, desde os mais tradicionais, que gostam das coisas mais simples, porém principalmente os mais arrojados, que preferem projetos únicos e específicos de acordo com seus desejos.
O que é preciso para criar uma maquete eletrônica?
São 3 os requisitos mínimos para criar uma maquete eletrônica:
· Poder computacional: é preciso de um computador ou notebook preparado para lidar com programas de modelagem 3D virtual. Os mais básicos não possuem essa capacidade computacional. Um valor mínimo de mercado do preço dos aparelhos que podem ser utilizados nesta função é de R$ 5 mil.
· Software específico: há muitos softwares a disposição do arquiteto e engenheiro para criar uma maquete eletrônica. Os mais conhecidos são o AutoCAD, SketchUp e Revit. Estes programas são para uso profissional e requerem o pagamento de licença para utilização contínua.
· Conhecimento e habilidade: um artista plástico não nasce pronto para fazer uma obra magnífica. É preciso estudar e treinar bastante. Similarmente, desenvolver habilidades para utilizar os softwares de maquetes a fim de conseguir criar um projeto perfeito que agrade a clientela exige também investimento de tempo e dinheiro em cursos e aperfeiçoamento constante.
Como posso contratar um serviço de criação de maquetes eletrônicas 3D?
Felizmente, você não precisa saber nada de programação para ter uma maquete eletrônica. Você pode terceirizar esse serviço e deixar nas mãos de empresas especializadas.
A Pixel Blend está a sua disposição para ajudar. Convido você a visitar o nosso site e solicitar um orçamento gratuito, sem compromisso algum.
Conclusão
Neste artigo você aprendeu as vantagens oferecidas pelas maquetes eletrônicas. Eu dei a você 4 motivos para todo o projeto imobiliário ter uma. Espero que tenha gostado do assunto.
Se você quer continuar aqui no blog aprendendo sobre este assunto, tem um artigo muito legal que fala sobre os equipamentos de realidade virtual para projetos 3D.
Um grande abraço!
Equipe Pixel Blend