A maquete eletrônica é uma ferramenta de apresentação que tende a dominar o mercado da construção, estando presente no trabalho dos melhores escritórios de arquitetura, engenharia e design de interiores. Entre seus diferenciais estão a clareza do trabalho e a visão imediata do sonho do cliente. Entenda mais sobre o assunto neste artigo.
Conceito de Maquete Eletrônica
A maquete eletrônica é um recurso usado para apresentar projetos de construção que simulam o resultado final do projeto. O objetivo dessa simulação é reproduzir a ideia do modo mais realista possível para o lead. É um caminho para o coração do cliente, isso é precioso na atualidade em que se exige a humanização das relações entre marca e consumidor.
A apresentação em 3D possibilita uma clareza impecável do projeto antes da execução. Isso permite correções e mudanças antes da primeira batida da picareta. O cliente tem acesso ao projeto em sua totalidade, com as percepções exatas do trabalho que ainda será executado.
Um cliente que é filósofo, por exemplo, pode avaliar a possibilidade de reproduzir as colunas do olimpo em sua casa. Isso sem perder tempo e orçamento. A maquete eletrônica lhe proporciona um combo generoso de informações sobre o projeto.
Valores Agregados à Opção pela Maquete Eletrônica
Uma das principais vantagens adquiridas, ao optar pela maquete eletrônica, é a clareza e objetividade apresentada ao cliente. Ela traz o benefício de colocar o lead dentro do projeto pronto. A compreensão se torna muito precisa no que se refere à perspectiva de espaço e de escala.
Consequentemente há uma economia nos gastos. Pois devido a tecnologia 3D que demonstra com perfeição a ideia do projeto executado, o número de reparações diminui. De modo que proporciona economia e satisfação do cliente. Na área da construção a marca que consegue executar a obra dentro do orçamento previsto, sai na frente em qualquer concorrência.
Objetivo da Maquete Eletrônica
A principal meta da maquete eletrônica é colocar o cliente dentro do projeto. Especialmente os trabalhos que focam em fotorrealismo, proporcionam ao lead uma sensação de como se estivesse já dentro do ambiente pronto.
Essa sensação dá segurança ao cliente em todo o processo de execução, pois não será uma incógnita, ele tem a certeza de que tudo está de acordo com o que foi combinado e processado desde o início.
Razões Para Terceirizar a Produção de Maquete Eletrônica
Uma dúvida frequente das empresas ao implantar o serviço de maquete eletrônica é o fato de terceirizar ou internalizar o trabalho. Essa decisão depende de planejamento e avaliação, com base nos objetivos e disponibilidade da marca.
Porém vale observar determinadas vantagens no trabalho terceirizado. Primeiramente é notório que um serviço especializado, focado exclusivamente no projeto, agrega maior qualidade. Quando uma empresa oferece apenas um serviço, sua expertise é apurada e o produto atende a todos os requisitos do mercado.
A empresa que optar em oferecer o serviço internalizado, terá que dispor de um departamento exclusivo. Isso demanda a contratação de especialistas e assessores. Ao terceirizar, a marca não terá gastos com a possível construção de um espaço específico para o departamento, bem como com encargos trabalhistas. Assim terá maior disponibilidade para focar nas estratégias do seu nicho.
É importante a empresa ter a consciência de que se trata de um serviço que demanda especialização. Devido às diferentes etapas e detalhes que cada projeto exige. Os profissionais envolvidos devem apresentar habilidades tanto no domínio do software quanto da modelagem em 3D.
Desse modo vemos que a terceirização torna- se viável para a apresentação em nível mas satisfatório. Na mesma perspectiva surge a oportunidade para o desenvolvimento de novas parcerias, possibilitando a empresa especializada captar leads para a marca de construção a desenvolver uma conexão de parceria.
Benefícios da Apresentação em Maquete Eletrônica
A maquete eletrônica agrega um universo de recursos. O que possibilita variados testes até chegar ao consenso de como deve ser executado o projeto. Poder corrigir o erro antes do início da construção representa ganhos muito valiosos, em tempo e orçamento.
A aceitação dessa tecnologia já chegou também às universidades e cursos técnicos. Portanto já pode ser considerado uma realidade, além da tendência. Pois os resultados podem ser comprovados, tanto em meio acadêmico como no mercado, que é o local mais importante.
Nessa perspectiva é importante que os estudantes estejam atentos à essa forma de apresentação. Sem projetos reais, para o formando ou recém formado é enriquecedor apresentar seu portfólio através de maquete eletrônica. É uma maneira moderna e eficaz de mostrar o estilo e peculiaridades do profissional que pleiteia seu espaço no ramo da construção.
Interação
Na relação com o lead, cada vez mais exige que seja uma experiência de humanização. Mais do que produtos e serviços, a marca deve oferecer uma experiência. No ramo da construção é mais especial, por estar lidando com sonhos, planejamentos, esperanças de toda uma vida.
A apresentação de uma maquete, especialmente em 3D, proporciona a primeira experiência do sonho concretizado. Isso exige muita dedicação no processo de produção. De modo que a mente do autor do projeto deve estar em plena conexão com quem faz a maquete, proporcionando a melhor visão para o cliente.
É um trabalho que demanda imaginação, técnica e afeto. Os responsáveis devem produzir como se estivessem elaborando o projeto de seus sonhos. Vale levar em conta a arte envolvida, e que sempre cabe emoção, sentimento que produz empatia.
Ferramenta Indispensável
A maquete eletrônica para o mercado da construção civil, está muito além de ser um adorno na apresentação. Tornou-se uma ferramenta fundamental para otimização do desenvolvimento de qualquer projeto.
Para que ele seja a melhor utilizada é necessário que o profissional conheça os passos da produção e trabalhe com especialistas conceituados na produção e apresentações 3D. É preciso que a marca faça boas parcerias, com profissionais que estejam exclusivamente voltados para este ramo.
A apresentação em maquete eletrônica será o cartão de visita do seu escritório. Atualmente, no marketing, entende-se que o melhor gerador de leads é o próprio lead. Ao proporcionar uma boa experiência para o cliente, ele será um agente para sua empresa.
O investimento em maquete eletrônica é o encontro do moderno com a humanização nos projetos da construção civil.