A Maquete Eletrônica é uma das melhores inovações existentes atualmente, que traz impacto para diversas áreas. E não seria diferente se você também pudesse causar impacto no seu cliente, ao mostrar sua empresa através de um projeto arquitetônico.
As velhas maquetes tradicionais já não apetece demais o interesse de quem vê de fora, ainda é preciso levar em questão as limitações que existem no tradicional.
Cada vez que o tempo passa, as simulações digitais mais realistas possíveis têm feito a diferença na hora de conquistar o cliente. E a tendência daqui para frente é melhorar sempre.
Hoje, você vai conhecer sobre maquete eletrônica, bem como suas vantagens e desvantagens, e o porquê de utilizá-las para encantar o seu cliente. Conheça mais como o projeto arquitetônico é o sucesso de um projeto pronto.
Maquete Eletrônica
A propósito, você sabe a fundo o que é maquete eletrônica? Se não sabe, segue a explicação.
Esse estilo de maquete nada mais é do que imagens em 2D e 3D que tem o objetivo principal de simular os ambientes, sendo de um projeto paralelo ou empresarial.
É necessário estudar e analisar muito bem antes de executar o projeto, pois vai simular algo que ainda não saiu do papel, mas que tem grandes promessas após o projeto sair do eletrônico.
Atualmente, a primeira coisa que costuma agradar o cliente em algum projeto é a questão visual. Se agrada pela lindeza de um projeto, e é possível fidelizar o cliente só utilizando a questão visual, que é exatamente o que a maquete eletrônica faz.
Pois dessa maneira fica mais fácil para que o cliente consiga entender o que está sendo apresentado.
Além do mais, as imagens 2 e 3D acabam por reduzir os custos do projeto, devido à clareza e detalhes das imagens. Diversas vezes, um projeto tem custo elevado justamente por falhas nos desenhos, e com a inovação 2 e 3D, é possível ter um equilíbrio melhor.
E cá entre nós: por que não encantar o seu cliente da melhor forma possível?
Vantagens e desvantagens de utilizar maquete eletrônica
Conheça os prós e contras de trabalhar com esse estilo de maquete.
Pontos positivos:
● Economia de recursos: Um projeto eletrônico em 3D é muito menos custoso do que um modelo real, e o resultado final de um projeto em maquete eletrônica é mais certeiro e visível na hora de colocar o projeto em obra real.
● Adaptável a gosto do cliente: Você pode fazer mudanças no projeto de acordo com a vontade do cliente, pois ainda que esteja tudo extremamente lindo e perfeito, o projeto sempre vai precisar de ajustes conforme o querer do cliente. Além do mais, o tempo de reajuste é pequeno, devido a alta tecnologia do projeto.
● Captação maior de clientes: A maquete eletrônica também funciona como uma espécie de portfólio para atrair clientes, pois assim é melhor para que conheça seus outros trabalhos com esse estilo de maquete.
● Visualização detalhada: Com a tecnologia avançada do projeto, é possível que o cliente olhe cada detalhe atentamente e se encante ainda mais com a beleza do projeto apresentado, pois é o que a estrutura do projeto traz ao utilizar 2D e 3D.
Pontos negativos:
● Projeto demorado: Um projeto simples de arquitetura eletrônica leva em média 40 dias para ficar pronto. Isso se dá porque existe toda uma estrutura para que fique como planejado.
Conheça os programas utilizados
A seguir, você poderá conhecer os programas mais famosos utilizados para modelagem no projeto.
● SketchUp: Pode criar, compartilhar maquetes em 3D colocando vários efeitos.
● V-Ray: Seu sistema contém efeitos de iluminação, movimento e textura, sendo um finalizador de acabamento dos projetos.
● 3DSMAX: Gerador de imagens com cores vivas, muito densas, o que faz parecer fotos reais.
● AutoCAD: Programa com foco em desenhos 2D e 3D.
● Blender: Além de trabalhar com a renderização de imagens, também faz modelagens de desenhos em 3D, porém, é uma plataforma complexa.
● Kerkythea: Gerador de efeitos de textura e iluminação, além de ser utilizado com o SketchUp, pode ser visto também como biblioteca de materiais.
● Photoshop: O famoso programa de fazer imagens realistas também pode ser usado para finalizar um projeto de maquete eletrônica.
Projeto Arquitetônico
Saiba o porquê o projeto arquitetônico é tão importante para o sucesso e excelência de um projeto.
O projeto arquitetônico é a materialização de uma ideia dada, com a possibilidade de melhorias para clientes potenciais.
Funciona como um rascunho de projetos, e é capaz de prever e solucionar problemas, antes que tudo seja verdadeiramente iniciado.
É a partir daí que surgem as principais informações:
● Número de cômodos;
● Número de pavimentos;
● Posição de janelas;
● Espessuras de paredes;
O esboço possui também as seguintes etapas, sendo:
● Implantar;
● Plantas baixa;
● Plantas de cobertura;
● Detalhes de cortes e elevações;
● Layout.
O recurso de fato é poderoso, pois nele é possível visualizar uma organização maior do projeto, bem como entender a real necessidade do que vai ser feito e corrigir erros enquanto há tempo, por isso, é muito importante que haja bastante atenção aos detalhes desde o rascunho.
Quando paramos para pensar e analisar, tanto o projeto arquitetônico como a maquete eletrônica precisam funcionar juntas para que consigam chegar a pelo menos 90% de satisfação do cliente.
Você parou para pensar que, ao fazer esse estilo de apresentação, seu nome pode chegar longe devido a excelência da maquete e o quão a sua empresa pode ganhar ainda mais clientes potencial para agregar no crescimento?
Faça suas apresentações com as requisitadas maquetes eletrônicas e saia sempre à frente da concorrência. Escolha sempre o melhor, e tenho certeza que vai atrair pessoas e conquistar fidelização de clientes através de animações e imagens realistas.
Produzir esses trabalhos não é tarefa fácil, demanda tempo e paciência, além de atenção aos detalhes e muito esboço até que chegue a perfeição.
Mas nada como um cliente muito satisfeito e feliz com o projeto que será apresentado à ele, e o mais legal de tudo, é que pode ser apresentado por você. Opte pela tecnologia avançada e você não irá se arrepender!!!!