Com o avanço da computação gráfica, tecnologias e programas de modelagem e animação 3D, a maquete eletrônica vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de construção civil, arquitetura, urbanismo, reformas, empreendimentos imobiliários, eventos, cenografia, design de interiores e projetos arquitetônicos que necessitam de uma pré-visualização do ambiente.
A possibilidade de uma prévia realista do projeto, além de facilitar o entendimento aos mínimos detalhes do projeto, encanta o espectador na etapa de venda do projeto, sendo um grande aliado ao corretor imobiliário ou gerente de vendas.
Hoje temos um leque de possibilidades que vão desde imagens realistas, animações de passeio virtual, aos ambientes interativos. Experiências interativas estão ganhando espaço na área de visualização arquitetônica. Estes aplicativos interativos estão ficando cada vez mais ousados, permitindo interações entre ambientes por cliques, menus de navegação, caminhada pela maquete e uma visualização mais imersivas, com por exemplo, o uso de óculos VR (óculos de realidade virtual). Tecnologias estas que permitem uma visão 360º do espaço.
Como funciona o processo de criação da maquetes eletrônicas
A partir de uma planta baixa, é feito todo um processo de modelagem 3D do ambiente como estruturas e volumetria do projeto como paredes, janelas, rodapés e mobiliários que irão compor a cena 3D. Existem diversos programas de modelagem 3D que permitem esta modelagem tridimensional, como exemplo o SketchUp, AutoCAD, 3ds Max, Blender, Cinema 4D, entre muitos outros programas.
Com toda a modelagem definida e aprovada, entramos no processo de mapeamento UV, texturização e materiais dos objetos compostos na cena. Por fim trabalhamos a iluminação do ambiente e a renderização da cena. Hoje existem renderizadores que permitem imagens realistas como V-ray, Corona, Enscape, Octane Render, entre outros.
Apresentação de maquetes eletrônicas
Com esta gama de possibilidades de se trabalhar o fotorrealismo na arquitetura, citamos algumas formas de aplicações na práticas. Existem inúmeras possibilidades e abaixo citamos alguns exemplos:
Renderizações – Imagens foto realistas
São renderizações de imagens do projeto 3d. São imagens realistas e inspiradoras. Geralmente são feitas imagens de vários ângulos diferentes do projeto gerando imagens estáticas da perspectiva 3D. As imagens finais geralmente são entregues nos formato JPG ou PNG em alta resolução.
Estas imagens são muito usadas em apresentações comerciais de empreendimentos, imóveis, estandes, cenografia e ambientes internos e externos, dando suporte a compreensão e venda do projeto.
Navegação 360º na maquete 3D (imagens HDRI)
Estas são imagens esféricas, que através de aplicativos, permitem uma visualização 360 graus da cena 3D. Com recursos de programação, é possível criar interatividades e navegação entre cenas criando uma experiência mais dinâmica do projeto 3D.
Passeio Virtual
São os famosos passeios de câmera. Trata-se de animações 3D em vídeo para apresentação de um projeto. É a produção de um filme 3D da maquete eletrônica para fins comerciais e apresentação do projeto 3D.
Somos um estúdio de modelagem e animação 3D e damos suportes para escritórios de arquitetura, construtoras, incorporadoras, engenheiros que necessitam criar projetos hiper-realistas para seus clientes.
Conte com a Pixel Blend e solicite um orçamento.