A maquete eletrônica é um recurso que está conquistando os profissionais da área de arquitetura, cenografia, design de interiores, engenharia civil, construção civil. E são muitas as vantagens de usar maquete eletrônica realista em empreendimentos.
A tecnologia tridimensional chegou e está revolucionando esse mercado de visualização de projetos que antes contava com desenhos feitos nas pranchetas, o que é muito aquém do que esse mercado precisa.
Com as maquetes eletrônicas é possível ter uma perspectiva real de todos os ângulos de um projeto arquitetônico, facilitando a visualização e compreensão de quem precisa contar com esse tipo de trabalho.
As maquetes eletrônicas são produzidas em ambientes gráfico-computacional, usado software de modelagem 3D para a modelagem tridimensional.
As maquetes eletrônicas podem ser usadas para projetos arquitetônicos em 3D no geral:
- Loteamento de terreno;
- Arquitetura;
- Construção civil;
- Cenografia e eventos;
- Estandes.
As maquetes eletrônicas simulam de forma realista, diferentes ambientes, por um preço mais em conta que maquetes físicas, já que a maioria das vezes o custo para a montagem física dos ambientes simulados pelas maquetes eletrônicas seriam altíssimos e, portanto, inviáveis.
Dito isso, de forma sintetizada, pode-se dizer que as maquetes são projeções de imagens realistas em 2D ou 3D que simulam projetos, geralmente nas áreas de construção, decoração e planejamento.
Antes do universo gráfico, as maquetes costumavam ser caras e demoradas, pois eram quase que um trabalho artesanal. E uma curiosidade é que muitas vezes elas eram consideradas obras de arte.
Mas, com a modernidade tecnológica as maquetes eletrônicas realistas passaram a ser uma alternativa mais econômica e real que as maquetes físicas, e são, também, vantajosas por permitir alterações com mais facilidade.
A principal vantagem das maquetes eletrônicas é que com seu realismo, elas possibilitam a visualização de cada detalhe do projeto antes de iniciá-lo. E dessa forma, o cliente pode conhecer totalmente a proposta e avaliar antes que de tirá-lo do papel.
Com a maquete eletrônica é possível visualizar os detalhes de ambientes internos e externos, as funcionalidades e também ter a noção do espaço.
Vantagens de usar maquete eletrônica realista
- Otimização do trabalho
Através das maquetes consegue-se visualizar informações que de forma teórica, que por causa dos termos técnicos e das técnicas envolvidas no desenvolvimento do projeto, não se conseguiria apenas com explanações verbais. Ou seja, com as maquetes eletrônicas realistas até mesmo os leigos conseguem entender e participar do desenvolvimento e alterações dos projetos.
- Otimização do tempo
Os projetos desenvolvidos nas áreas de arquitetura, design de interiores, engenharia civil, construção civil, cenografia, eventos, estandes e outras, costumam ser complexos e, portanto, quando não há compreensão e entendimento do que está sendo apresentado, faz-se necessário que se realize muitos ajustes, o que faz com que o tempo necessário para desenvolver, apresentar (torná-lo compreendido) e fazer alterações seja maior.
Com as maquetes eletrônicas o processo de desenvolvimento do projeto fica menos cansativo para os envolvidos.
- Manter-se no orçamento
Falando das vantagens de usar maquete realista nos projetos, essa talvez seja uma das mais importantes.
Quem trabalha desenvolvendo esse tipo de projeto sabe tão bem quanto quem contrata que é sempre bom se manter dentro do orçamento.
E como já foi frisado acima, o realismo das maquetes eletrônicas, permite uma maior compreensão do que está sendo apresentado; o que é importantíssimo, já que ao compreender bem o projeto, torna-se mais fácil argumentar sobre ele, e isso diminui o número de alterações, pois geralmente as alterações realizadas nos projetos são decorrentes das incompreensões dos desenhos mais técnicos.
E diminuindo o número de alterações no projeto, o valor do projeto também diminui.
- Confiança e Satisfação
Não é segredo que fica difícil confiar no profissional e ficar tranqüilo com relação ao projeto a ser executado, sem conseguir entender.
Logo, a principal vantagem das maquetes eletrônicas realistas é proporcionar o entendimento, o que eleva a confiança e a satisfação com o tempo otimizado e a prevalecimento de um bom orçamento.
Junto das maquetes 3D, estão as plantas humanizadas, que são uma forma didática de apresentação do projeto.
As plantas humanizadas utilizam uma visualização gráfica com cores, luzes, texturas, imobiliários e artefatos de decoraçãoque podem mostrar com exatidão os resultados, sem que nada físico exista ainda.
Ainda falando das vantagens de usar maquetes eletrônicas nos projeto e negócio, elas:
- Minimiza os erros
- Possibilita testes, alterações e mudanças com mais facilidade
- Possibilita observar detalhes importantíssimos como a iluminação
- Proporcionam tranquilidade
- Possibilitam utilizar e usufruir da tecnologia que é a nova realidade mundial
- Têm um custo benefício que compensa
- E servem como Jogadas de Marketing
Falando agora, especialmente, sobre essa última vantagem (Jogada de Marketing), trata-se de uma vantagem especial para aqueles que trabalham com vendas, ou que estão no mercado de construção e engenharia civil, decoração arquitetura e etc.
As vantagens de usar maquetes eletrônicas realista nos projetos e empreendimentos são inúmeras; pois tudo o que foi falado sobre as maquetes eletrônicas até aqui, ou seja, todas as vantagens, inovações, oportunidades e possibilidades que os profissionais produtores de maquetes podem oferecer para um idealizador, é o que também será oferecido pelas construtoras, imobiliárias e fornecedores de serviços aos seus clientes.
Nesse caso, elas são transformadas em um diferencial para o seu negócio. Sendo uma jogada de marketing irresistível.
As pessoas hoje em dia não compram mais produtos e imóveis. As pessoas compram a sensação a emoção de experienciar momentos e sentimentos.
Vender um imóvel pode ser mais fácil se conseguir mostrar ao cliente como esse imóvel pode se tornar o lar dos sonhos dele. E usar uma maquete eletrônica para reproduzir os móveis, as cores, a iluminação e a decoração tornará mais fácil a visualização desse lar almejado.
Porém, para criar imagens que serão usadas na venda de um empreendimento imobiliário, é bom contar com alguém pensando em projetos de interiores e paisagismo, pois é difícil imaginar um lar com imagens do edifício vazio e isolado.
Sem contar que é muito mais fácil convencer alguém a acessar um site do que convencê-lo a se deslocar para fazer uma visita a um empreendimento, e com o realismo da maquete, que pode ser enriquecido com sons e informações adicionais, será mais fácil despertar um interesse maior.
É importante pensar como o cliente e nesse mercado é preciso entender que o cliente que vai morar no imóvel precisa gostar e imaginar como será a vida no imóvel que ele está preste a adquirir, e as maquetes possibilitam isso.
A maquete eletrônica realista tem uma missão importante: Fazer com que as pessoas se sintam bem a respeito do imóvel, de forma que ela se aproxime para obter mais informações.
Então já sabe, as maquetes oferecem vantagens, mas elas também podem ser tidas como vantagem e diferencial de mercado.
Outra vantagem que merece destaque é:
12- O uso das maquetes para apresentação e divulgação
As imagens das maquetes eletrônicas são extremamente versáteis, o que significa que elas podem ser veiculadas em quase todos os canais de comunicação.
Como por exemplo:
- Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter, WhatsApp e redes sociais em geral;
- Campanhas de mailing;
- Colocação em estandes para vendas (óculos VR);
- Publicação de artes em jornais, revistas e mídias off-line;
- As imagens renderizadas possibilitam produção de vídeos através de sequência de imagens;
- Campanhas publicitárias e peças do tipo catálogo, mídia indoor, display, painéis, entre outros;
A importância das maquetes eletrônicas realistas
Esse recurso veio para somar. Com ele é possível desenvolver e entregar projetos de qualidade.
As maquetes eletrônicas que focam em fotorrealismo possibilitam mais do que compreensão e entendimento de projetos, com esse tipo de maquete, em especial, é possível experienciar a sensação de estar dentro do ambiente projetado.
E quem não gostaria de sentir o gostinho do que será viver dentro da casa planejada por anos, ou de experienciar como será o empreendimento tão desejado?
Sem falar que por tudo isso que foi apresentado, será possível passar por todas as etapas do projeto de forma tranquila e chegar ao final do projeto sem dores de cabeça, o que é mais um grande benefício.
Atenção com as maquetes eletrônicas realistas
Cabe dizer que mesmo que na internet seja possível encontrar várias dicas de como fazer maquetes, e ainda que exista programas de fácil acesso voltado para a criação de maquetes eletrônicas, esse não é uma tarefa fácil.
A parte de finalização da maquete exige bastante atenção aos detalhes.
Por isso, contar com um profissional experiente e que, além de construir a maquete, também pode informar, ajustar e oferecer melhorias é a melhor maneira de investir em algo.
Elas, as maquetes eletrônicas, são uma necessidade real. E para que ela atenda todas as necessidades, é importante saber exatamente o que se pretende obter com elas, para que tudo seja repassado ao construtor das maquetes, que irá auxiliar no que for necessário para aprimorar o projeto.
As maquetes eletrônicas pertencem a um universo à parte: O universo das possibilidades, onde não há limitações e é possível testar e experimentar todas as versões de um mesmo objetivo.
Portanto, ao contratar os serviços de um profissional solicite o portfólio, converse e se informe sobre como ele trabalha, entenda as variações dos custos com as alterações…
Só não deixe de desfrutar da evolução e modernidade que surgiram para ajudar com o seu projeto, seja ele um projeto de loteamento de terreno, de arquitetura, construção civil, enfim. Projetos arquitetônicos em 3D no geral.
Pesquisa sobre esse mercado e colher informações vai te ajudar a entender e a fazer uma boa escolha.
Para conhecer mais sobre o mercado, experienciar e entender como funciona, separamos alguns projetos que são referência.
● Passeio Virtual – Maquete 3D para arquitetura de interiores
● Projeto de Maquete 3D para terreno Loteado em Mangaratiba RJ
Vendo essas maquetes eletrônicas realistas, ficará mais fácil entender porque elas são as queridinhas dos profissionais, pois além do realismos, elas custam mais barato do que um projeto físico custaria e demandam menos tempo em sua execução.
Sem falar que é muito mais fácil fazer ajustes, alterações e adaptações de novas ideias quando necessário, sendo que algumas alterações podem ser realizadas em poucos minutos e/ou até em tempo real.
Nem todas as pessoas conseguem visualizar o resultado sem contar com o estímulo visual, então se planeja vender um empreendimento ou executar um projeto aposte nas maquetes eletrônicas realistas. Elas vão ajudar nos casos de venda, e vão tranquilizar no caso de realização do próprio projeto.
Dentre as inúmeras vantagens das maquetes eletrônicas realistas, vale reforçar a oportunidade de experienciar e vivenciar o resultado final antes mesmo de ter começado a executar o projeto.
Com essas maquetes é possível conhecer de forma mais realista a casa dos sonhos, o empreendimento predial que tanto foi planejado e ver o seu estabelecimento simplório se transforma em algo moderno.
A imaginação é poderosa e quando aliada às maquetes eletrônicas será a forma mais real de vivenciar o que até então era apenas desejo.
Isso faz com que as maquetes eletrônicas não sejam mais um recurso dentre diversos oferecidos. Elas são ferramentas de trabalho que estão cada vez mais presente e se tornaram essenciais para um trabalho de qualidade. Os melhores profissionais trabalham com maquetes eletrônicas realistas.
Vale ressaltar que hoje em dia existem profissionais que trabalham exclusivamente com a criação dessas maquetes. E, apenas fazendo algumas pesquisas será possível encontrar o melhor custo benefício em um serviço de qualidade.
As maquetes eletrônicas custam caro?
O custo de uma maquete eletrônica realista depende do projeto: metragem quadrada, a quantidade de detalhes que vão influenciar no tempo que o profissional vai passar dedicado no desenvolvimento, no nível de dificuldade de desenvolvimento da maquete, entre outras coisas.
Ou seja, o custo de uma maquete é personalizado. O que confirma a necessidade de se informar sobre o mercado na hora de fazer uma contratação.
Dica: Ao contratar uma empresa ou um profissional para esse tipo de serviço, se informe sobre os projetos já executados, confira o portfólio, converse com o profissional e se possível observe os comentários dos clientes anteriores.
Outra dica é: E não se esqueça de pesquisar o mercado e o ticket médio das produções. Isso ajudará a fugir das propostas mirabolantes, pagando um preço justo.
Ainda seguindo a linha das dicas, evite profissionais que:
- Desde o começo estão inacessíveis, ausentes e que demonstram desinteresse;
- Profissionais que não deixam claro todos os valores cobrados e possíveis. É importante definir o valor e fazer estimativas das variáveis possíveis com as alterações, para que não surjam muitos custos extras;
- Profissionais que oferecem custos muito baixos; pois esses geralmente usam programas e produtos de baixa qualidade e a experiência pode ser ruim;
- Pergunte se o projeto pode passar por ajustes após a conclusão dele e fuja dos que não abrem essa possibilidade. E se informe sobre os custos adicionais com aqueles que aceitam essa possibilidade, para evitar surpresas;
- Fuja de profissionais que não tenham avaliações positivas
- Profissionais que não são claros e parecem não interessados no que está sendo repassado a eles.
- Profissionais que falam mal de ex cliente ou da concorrência, pois essas são atitudes que demonstram falta de profissionalismo.
Para receber um orçamento para a criação de uma maquete eletrônica é preciso ter, primeiro, um projeto arquitetônico que será apresentado/enviado ao profissional escolhido, que irá avaliar o material recebido.
O que uma maquete eletrônica precisa ter
- Ser fiel ao projeto, reproduzindo imagens 100% desenvolvidas rigorosamente conforme o projeto original.
- Ilustrações realistas, que retratam com fidelidade os materiais, de acordo com as especificações.
- Ilustração com humanização (vegetação, pessoas, carros)
- Boa resolução dos pixels
- Formato digital
O que é necessário para a contratação das maquetes eletrônicas
A construção da maquete demandará a mesma quantidade de informação, necessária para a construção.
Todos e quaisquer detalhes devem ser mencionados. Quanto mais informações menos improvisações e maiores são as chances de receber um projeto de maquete eletrônica satisfatório e sem alterações nos custos, decorrentes de alterações posteriores na produção (ajustes, inclusão de detalhes posteriores, retiradas…)
Para começar a produção será preciso:
- Um projeto primário: Projeto arquitetônico executivo
- Localização
- Levantamento topográfico
- Projeto de arquitetura de interiores e paisagismo
Para o caso de não ter nenhum desses projetos, a empresa ou o profissional contratado poderá te indicar bons profissionais, caso não façam esse tipo de projeto.
É importante saber que com todas essas informações, é possível contratar empresas a distância para executar o projeto das maquetes eletrônicas, sem nenhum problema. Mas, que dependendo do tipo de projeto será preciso contratar e trabalhar com vários tipos de profissionais de várias áreas (engenheiro, designer, decorador, arquiteto…) ao mesmo tempo.
Erros na contratação das maquetes eletrônicas
- Não pesquisar sobre os profissionais fornecedores do serviço:
A dica é: compare os portfólios e fique atento aos detalhes amadores, como coisas fora do lugar, padrões de vida misturados, decoração sem sentido e outros pontos que demonstram despreparo.
- Não considerar o prazo para ajustes no projeto:
É importante incluir dentro do prazo de execução do projeto, o tempo para realizar as devidas alterações, ajuste e revisão no projeto.
- Falta de planejamento para a maquete eletrônica: é preciso pensar no que a maquete deve retratar, qual o objetivo dela, qual o público destinado e etc (isso no caso de usar para venda de imóveis)
- Falta de comunicação:
É importante investir algum tempo na comunicação com o responsável pelo serviço, para poder orientá-lo em relação aos detalhes da maquete. Considere que para construir o modelo, são necessárias quase tantas especificações quanto as que são necessárias no canteiro de obras: materiais utilizados, detalhes construtivos e especificações de acabamento.
Além dos aspectos objetivos do uso planejado para cada ambiente, bem como os objetivos de cada imagem e as objeções esperadas. Esses detalhes, além de ajudar o fornecedor, também ajudará o contratante a ter uma visão mais clara do resultado final.
- Contratar sem os que os projetos necessários para o desenvolvimento estejam prontos. São eles:
- Um projeto primário: Projeto arquitetônico executivo
- Localização
- Levantamento topográfico
- Projeto de arquitetura de interiores e paisagismo
Estimativa do tempo para a confecção das maquetes eletrônicas
O tempo de produção das maquetes varia de acordo com cada projeto, mas é possível ter uma noção básica de quanto tempo um projeto típico leva para ser concluído.
Se todos os arquivos necessários (arquitetônico executivo, arquitetura de interiores, luminotécnico e paisagismo) já estiverem prontos, o prazo para um projeto, considerando imagens de fachada, dos ambientes principais e plantas, será mais ou menos assim:
Briefing e especificações: 03 dias – Essa é a primeira etapa depende da equipe do contratante e dos projetistas. Com respostas ágeis é possível iniciar o trabalho mais rápido.
Design de conceito: aproximadamente 05 dias
Modelagem: cerca de 05 dias – A modelagem representa uma grande parte do trabalho e demanda cuidado. E esta é uma fase que pode ser iniciada em paralelo com o briefing.
Aplicação de cores e texturas: uns 05 dias – Nessa fase acontecerá a reprodução dos revestimentos especificados.
Definição de iluminação e sistemas: mais 05 dias úteis – Fazemos vários testes para chegar à melhor opção e destacar os pontos fortes do projeto.
Caso ainda não haja projetos de interiores e paisagismo, precisa ser considerado o tempo de criação destes:
- 07 dias para decoração
- 05 dias paisagismos
O que totaliza em torno de 40 dias. Isso para a criação das maquetes com imagens.
No caso das criações de animações será preciso de mais tempo, já que essas existem uma série de detalhes adicionais que precisam ser trabalhados, detalhes esses que demandam muito tempo.
Então, resumindo: uma maquete de ilustrações estáticas pode ser feito num período de 40 dias, enquanto uma maquete de animação precisa de, em média, o triplo do tempo.
Ambientes 360º interativos, apesar de parecer complexo, são desenvolvidos em menos tempo comparado ao passeio virtual, pois o 360º pode ser feitos através de poucas imagens em HDRI, o que permite uma visão panorâmica do ambiente.
É inegável que as vantagens de usar maquetes eletrônicas realistas são muitas e que essa é uma realidade que chegou para facilitar, modernizar e agilizar essa área. Mas, ainda assim, muitas dúvidas existem.
O objetivo deste artigo foi esclarecer todas, ou grande parte delas. Se ao terminar de ler este artigo ainda restarem dúvidas, nos colocamos a disposição para solucioná-las.
Mas para finalizar, de forma resumida, e envolvendo os processos que vão resultar na maquete eletrônica realista, vejamos:
O que é?
É chamada de maquete eletrônica realista modelos tridimensionais (3D), construídos num universo virtual, possibilitando a geração de imagens, animações e ambientes interativos. Os softwares de maquete eletrônica conseguem calcular o comportamento da luz ao interagir com materiais e texturas. O resultado final pode ficar difícil de distinguir de uma fotografia ou de um tour real.
Para que serve?
Esse é um trabalho útil para as horas em que não se pode fotografar um ambiente, ou quando é necessário reproduzir o que só existe na imaginação.
Se não houver dúvidas, já aproveita que está aqui e solicite seu orçamento.
Até o próximo artigo!